SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Superqualificação em jovens trabalhadores espanhóis: uma década de pesquisa no IDOCALPercepções de funcionários e supervisores sobre as práticas de recursos humanos em diferentes tipos de organizações ao longo da vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

LOW, Tee-Hwa Jasmine; YEVES, Jesus; LATORRE, Felisa  e  RAMOS, José. Validando a escala de capacidade de adaptação à carreira no México e examinando a importância relativa da adaptabilidade e empregabilidade para o sucesso na carreira. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.4, pp. 1177-1187. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.4.02.

Empregabilidade e adaptabilidade na carreira são dois construtos relacionados que são considerados fatores significativos para o sucesso na carreira. Adaptabilidade de carreira é a disposição para lidar com tarefas, transições e mudanças atuais e previstas relacionadas à carreira, enquanto empregabilidade é a capacidade de manter ou obter um emprego no mercado de trabalho. Este artigo apresenta uma tradução para o espanhol da Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) e analisa a importância relativa da adaptabilidade e empregabilidade na carreira de predizer o sucesso na carreira (desempenho e satisfação no trabalho) em uma amostra de 160 jovens trabalhadores adultos mexicanos. Nossos resultados apoiaram a consistência interna e a estrutura fatorial do CAAS. Pesos relativos e análise de semelhança indicaram que ambos os construtos compartilhavam a variância explicada dos resultados, mas tinham importância diferente na previsão dos resultados da carreira. Assim, a empregabilidade ainda é relevante, apesar da importância crescente da adaptabilidade à carreira. A adaptabilidade de carreira deve ser incluída nos programas de empregabilidade, refinando os dois conceitos em uma medida mais parcimoniosa.

Palavras-chave : adaptabilidade de carreira; escala de habilidades de adaptação de carreira; empregabilidade; importância relativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License