SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Validando a escala de capacidade de adaptação à carreira no México e examinando a importância relativa da adaptabilidade e empregabilidade para o sucesso na carreiraIndicadores de qualidade do trabalho e qualidade percebida do trabalho: os papéis moderadores das preferências individuais e do gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

VILLAJOS, Esther; TORDERA, Núria  e  LORENTE, Laura. Percepções de funcionários e supervisores sobre as práticas de recursos humanos em diferentes tipos de organizações ao longo da vida. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.4, pp. 1188-1197. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.4.03.

As organizações e a gestão da idade são fatores-chave para alcançar empregos e carreiras sustentáveis. Portanto, é importante entender como diferentes tipos de organizações fornecem práticas de Recursos Humanos (RH) para funcionários em diferentes fases da vida e como esses funcionários as percebem. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar as diferenças de idade na implementação e percepção das práticas de RH em três tipos de organizações (social, pública e com fins lucrativos). Foram consideradas três faixas etárias (empregados menores de 35 anos, de 35 a 50 anos e maiores de 50 anos). As práticas de RH foram medidas conforme relatado por 159 gestores (práticas implementadas) e por seus 1524 funcionários (práticas percebidas). Foram conduzidas ANOVAs separadas para testar hipóteses. Os resultados mostram diferenças significativas entre as faixas etárias, oferecendo suporte para três modelos distintos de gestão de idade em diferentes tipos de organizações.

Palavras-chave : práticas de Recursos Humanos; gestão de idade; tipo organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License