SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Percepções de funcionários e supervisores sobre as práticas de recursos humanos em diferentes tipos de organizações ao longo da vidaCultura de segurança e desempenho de segurança em organizações de alta confiabilidade: uma síntese das contribuições do IDOCAL para a literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

DAVCHEVA, Marija; TOMAS, Inés  e  HERNANDEZ, Ana. Indicadores de qualidade do trabalho e qualidade percebida do trabalho: os papéis moderadores das preferências individuais e do gênero. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.4, pp. 1198-1209. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.4.04.

A qualidade do trabalho é crítica para os formuladores de políticas, mas pouco se sabe sobre os fatores que moldam a percepção da qualidade do trabalho entre os funcionários. Este estudo teve como objetivo explorar a importância de vários indicadores tradicionais de qualidade do emprego: características do emprego (tipo de contrato, relação de trabalho, previsibilidade de horário) e desajuste educacional (horizontal, vertical) na previsão da qualidade percebida do emprego. Além disso, os papéis moderadores de características de emprego preferenciais e gênero foram testados. Uma análise de regressão múltipla hierárquica foi realizada em uma amostra de 562 funcionários espanhóis. Os resultados demonstraram que todos os indicadores, exceto a previsibilidade do cronograma, estavam relacionados (e contribuíam igualmente) para a qualidade percebida do trabalho. O gênero moderou o efeito da interação entre a relação de trabalho atual e a preferencial. Para as mulheres, a preferência de tempo integral impulsionou o efeito dos empregos de tempo integral na percepção da qualidade do trabalho, enquanto para os homens, a preferência de meio período aumentou esse efeito. Os resultados indicam a importância de adotar uma abordagem contextual para a percepção da qualidade do trabalho, considerando as características de emprego preferidas dos indivíduos e gênero.

Palavras-chave : qualidade percebida do trabalho; características do emprego; características preferenciais do emprego; gênero; desajuste educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License