SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Indicadores de qualidade do trabalho e qualidade percebida do trabalho: os papéis moderadores das preferências individuais e do gêneroA melhoria do desempenho do serviço em organizações para indivíduos com deficiência intelectual: uma intervenção com foco na participação das famílias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

GRACIA, Francisco J. et al. Cultura de segurança e desempenho de segurança em organizações de alta confiabilidade: uma síntese das contribuições do IDOCAL para a literatura. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.4, pp. 1210-1220. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.4.05.

Melhorar a cultura de segurança e o desempenho de segurança é uma preocupação constante para empresas que operam em ambientes de alto risco. Há quase duas décadas, o IDOCAL (Instituto de Pesquisa em Psicologia do Pessoal, Desenvolvimento Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho) tem contribuído para o avanço da compreensão desses importantes conceitos por meio do desenvolvimento teórico e da pesquisa empírica. O objetivo deste artigo é sintetizar essas contribuições. Alguns dos mais proeminentes são (1) o desenvolvimento de uma estrutura para a avaliação da cultura de segurança e seus correlatos com base no modelo AMIGO, (2) o estabelecimento do modelo de liderança capacitadora como um conceito valioso em liderança de segurança, e (3) o estabelecimento de um modelo tridimensional de desempenho de segurança. Além disso, os pesquisadores do IDOCAL fizeram um grande progresso no entendimento dos principais preditores de desempenho de segurança, incluindo capacitação de liderança e cultura de segurança. Neste documento, os planos do IDOCAL para avançar esta linha de pesquisa nos próximos anos, estendendo-a do setor de energia nuclear a outras indústrias de alto risco, também são descritos.

Palavras-chave : cultura de segurança; desempenho de segurança; organizações de alta confiabilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License