SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Cultura de segurança e desempenho de segurança em organizações de alta confiabilidade: uma síntese das contribuições do IDOCAL para a literaturaRelações longitudinais entre satisfação no trabalho e desempenho criativo: um projeto de painel com três ondas cruzadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MARTINEZ-TUR, Vicente; PăTRAş, Luminita; GRACIA, Esther  e  JALILI, Sedigheh. A melhoria do desempenho do serviço em organizações para indivíduos com deficiência intelectual: uma intervenção com foco na participação das famílias. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.4, pp. 1221-1227. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.4.06.

Para melhorar o desempenho do serviço em organizações para indivíduos com deficiência intelectual, os autores testaram uma intervenção baseada em equipes colaborativas. Especificamente, profissionais e famílias cooperaram na concepção e implementação de projetos para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual. Foram considerados dois indicadores de desempenho do serviço relatados pelos familiares (N = 342; 78% mulheres; idade média de 57,17 anos): qualidade do serviço e abertura de comunicação autodeterminada. Nossos resultados revelaram que os membros da família atribuídos à condição experimental melhoraram suas avaliações de qualidade de serviço de pré-intervenção para pós-intervenção, enquanto os membros da família atribuídos à condição de controle não mudaram suas avaliações. A intervenção não foi eficaz para a abertura de comunicação. As percepções permaneceram estáveis ​​nos familiares que participaram das equipes (condição experimental), enquanto a abertura comunicativa diminuiu nos familiares na condição controle. Discutimos as implicações de nossas descobertas para a pesquisa de serviços.

Palavras-chave : intervenção; qualidade de serviço; autodeterminação; abertura de comunicação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License