SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4A melhoria do desempenho do serviço em organizações para indivíduos com deficiência intelectual: uma intervenção com foco na participação das famíliasColaboração e desempenho em equipes virtuais com subgrupos: uma intervenção de gerenciamento emocional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MAGDALENO, Jorge; CABALLER, Amparo; RODRIGUEZ, Isabel  e  SORIANO, Aida. Relações longitudinais entre satisfação no trabalho e desempenho criativo: um projeto de painel com três ondas cruzadas. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.4, pp. 1228-1236. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.4.07.

Apesar do pressuposto sobre a relação positiva entre bem-estar e desempenho dentro da Tese do Trabalhador Feliz e Produtivo (happy and productive worker thesis - HPWT), o assunto ainda está em discussão devido aos resultados inconclusivos. Para melhor compreender a relação entre bem-estar e desempenho e delinear suas possíveis relações causais, é necessário realizar estudos longitudinais com coleta de dados em diferentes momentos, bem como ampliar o foco considerando diferentes tipos de bem-estar e desempenho. Para alcançar este objetivo, os autores deste estudo analisaram a relação entre satisfação intrínseca (intrinsic job satisfaction - IJS) e extrínseca no trabalho (extrinsic job satisfaction - EJS) com o desempenho criativo. O desenho consistiu em um projeto de painel com retardo cruzado de três ondas, uma vez que permite a análise da relação recíproca e longitudinal entre duas ou mais variáveis. Nossa amostra foi composta por 209 funcionários de nove organizações diferentes na Espanha. Os resultados demonstraram que apenas IJS previu desempenho criativo em um dos intervalos de tempo. As conclusões foram: 1) a relação entre IJS e desempenho criativo pode ser espuria, 2) é importante considerar IJS e EJS separadamente porque eles produzem resultados diferenciais, 3) a relação entre IJS e desempenho criativo não é recíproca e 4) é necessário aumentar os estudos longitudinais na área.

Palavras-chave : bem-estar; desempenho no trabalho; satisfação no trabalho; desempenho criativo; longitudinal; retardo cruzado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License