SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Longitudinal relationships between job satisfaction and creative performance: a three-wave cross-lagged panel designEnvy in the workplace: a systematic review of the past five years author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

GONZALEZ-ANTA, Baltasar et al. Colaboração e desempenho em equipes virtuais com subgrupos: uma intervenção de gerenciamento emocional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.4, pp. 1237-1246. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.4.08.

PROBLEMA: equipes virtuais com subgrupos enfrentam desafios devido à sua dispersão, diversidade e virtualidade, o que pode diminuir seu desempenho. Para resolver esse problema, as intervenções de gerenciamento emocional da equipe (team emotional management - TEM) estimulam a capacidade de colaboração das equipes, ou seja, a capacidade da equipe de construir e gerenciar relacionamentos com base na confiança, compromisso e comunicação. OBJETIVOS: Esta pesquisa teve como objetivo analisar se uma intervenção TEM pode melhorar o desempenho da equipe, melhorando a capacidade de colaboração em equipes virtuais com subgrupos. MÉTODO: 52 equipes de quatro membros participaram de um experimento com medidas repetidas (três tempos de medidas). As equipes foram aleatoriamente designadas para uma intervenção TEM ou uma condição de controle. PRINCIPAIS RESULTADOS: A intervenção TEM teve um efeito positivo na confiança e no compromisso, mas não na comunicação. Além disso, a confiança e o compromisso mediaram totalmente o efeito da intervenção TEM no desempenho. PRINCIPAIS IMPLICAÇÕES: Nossos resultados mostraram a relevância de uma intervenção TEM na melhoria da capacidade de colaboração e desempenho em equipes virtuais com subgrupos. Este estudo contribui com a pesquisa sobre subgrupos, gerenciamento de impacto em equipes virtuais e comunicação mediada por computador.

Keywords : colaboração em equipes virtuais; gestão emocional; desempenho de equipe.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License