SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Colaboração e desempenho em equipes virtuais com subgrupos: uma intervenção de gerenciamento emocionalUma medida ultracurta de afeto positivo e negativo: a escala Reduzida de Bem-Estar Afetivo (RAWS) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ZURRIAGA, Rosario; GONZALEZ-NAVARRO, Pilar  e  BUUNK, Abraham P.. Inveja no local de trabalho: uma revisão sistemática dos últimos cinco anos. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.4, pp. 1247-1256. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.4.09.

Nos últimos anos, cresceu o interesse em estudar a inveja no trabalho. Com base em uma revisão anterior sobre a inveja e o ciúme no trabalho, o objetivo deste artigo é revisar e sistematizar o conhecimento sobre o tema proporcionado por pesquisas empíricas nos últimos cinco anos. Após a busca nas bases de dados científicas, estabelecimento de critérios de exclusão e inclusão e codificação da literatura, foram selecionados 32 artigos. Os resultados mostram o crescente interesse dos pesquisadores em estudar a inveja benigna e suas consequências e explorar novas variáveis ​​para explicar a inveja no local de trabalho. A teoria da comparação social e a teoria da avaliação cognitiva são os dois principais referenciais teóricos usados ​​nos estudos revisados. O papel do líder é essencial no surgimento da inveja, e a inveja geralmente está relacionada a resultados disfuncionais. Este estudo fornece aos pesquisadores uma base para projetar estudos futuros e criar estratégias de intervenção para mitigar a inveja no trabalho.

Palavras-chave : inveja; trabalho; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License