SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Inveja no local de trabalho: uma revisão sistemática dos últimos cinco anosLíderes éticos promovem qualidade de vida por meio de relacionamentos justos e baseados em confiança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

KAMPF, Pia H.; HERNANDEZ, Ana  e  GONZALEZ-ROMA, Vicente. Uma medida ultracurta de afeto positivo e negativo: a escala Reduzida de Bem-Estar Afetivo (RAWS). Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.4, pp. 1257-1266. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.4.10.

Na pesquisa organizacional aplicada, onde a economia de escala é freqüentemente um fator crucial para uma avaliação bem-sucedida, medidas ultracurtas são freqüentemente necessárias. Este estudo investiga as propriedades psicométricas da Escala de Bem-Estar Afetivo Reduzido (RAWS), uma medida ultracurta de afeto positivo e negativo no local de trabalho. Esta versão ultracurta de 6 itens foi comparada com a escala original de 12 itens proposta por Segura e González-Romá (2003) em termos de consistência interna e validade de critério, usando uma amostra de 1117 funcionários do banco. Além disso, a invariância da medição longitudinal e a confiabilidade dentro do indivíduo do RAWS ao longo do tempo foram avaliadas em uma amostra longitudinal de 458 funcionários em 12 pontos no tempo. Os resultados fornecem evidências de que o RAWS é semelhante à escala completa em termos de confiabilidade e validade. Além disso, o RAWS mostra confiabilidade interna satisfatória e invariância de carga fatorial ao longo do tempo. Em estudos com desenhos longitudinais intensivos que requerem medidas repetidas de bem-estar afetivo, o uso de RAWS é uma opção recomendável.

Palavras-chave : afeto positivo; afeto negativo; invariância fatorial longitudinal; confiabilidade; validação de escala de afeto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License