SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4The cross-level relationship between organizational trust in leadership and job satisfactionIs leader developing behavior related to employees' health complaints? a multilevel investigation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

TORDERA, Núria; MONTESA, David  and  MARTINOLLI, Guido. LMX e bem-estar: climas psicológicos como moderadores de seus relacionamentos simultâneos e retardados. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.4, pp. 1284-1295. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.4.13.

A importância da qualidade do relação líder-liderado (leader member exchange - LMX) para a saúde e o bem-estar dos trabalhadores é reconhecida na literatura, e pesquisas empíricas que abordam essa questão estão começando a se acumular. No entanto, revisões recentes sobre este tópico recomendam fazer um esforço maior para incluir as condições de tempo e limites desta relação. O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos do LMX no bem-estar dos funcionários e o papel moderador do clima psicológico, por meio de um estudo longitudinal com 12 meses de distância. Os dados foram obtidos junto a 119 funcionários que atuam no Serviço Público de Saúde. Os resultados mostram que o LMX teve efeitos positivos simultâneos e díspares no bem-estar. As percepções de níveis mais elevados de clima de inovação aumentaram os efeitos positivos do LMX no bem-estar. Percepções de níveis mais elevados de orientação para metas diminuíram os efeitos positivos do LMX no bem-estar. Em termos práticos, as organizações devem prestar atenção ao ambiente onde o LMX emerge, a fim de promover seus efeitos positivos ou reduzir seus potenciais efeitos negativos na saúde dos trabalhadores.

Keywords : relação líder-liderado; bem-estar; clima organizacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License