SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4A relação transnível entre a confiança organizacional na liderança e a satisfação no trabalhoO comportamento de desenvolvimento do líder está relacionado às reclamações de saúde dos funcionários? uma investigação multinível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

TORDERA, Núria; MONTESA, David  e  MARTINOLLI, Guido. LMX e bem-estar: climas psicológicos como moderadores de seus relacionamentos simultâneos e retardados. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.4, pp. 1284-1295. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.4.13.

A importância da qualidade do relação líder-liderado (leader member exchange - LMX) para a saúde e o bem-estar dos trabalhadores é reconhecida na literatura, e pesquisas empíricas que abordam essa questão estão começando a se acumular. No entanto, revisões recentes sobre este tópico recomendam fazer um esforço maior para incluir as condições de tempo e limites desta relação. O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos do LMX no bem-estar dos funcionários e o papel moderador do clima psicológico, por meio de um estudo longitudinal com 12 meses de distância. Os dados foram obtidos junto a 119 funcionários que atuam no Serviço Público de Saúde. Os resultados mostram que o LMX teve efeitos positivos simultâneos e díspares no bem-estar. As percepções de níveis mais elevados de clima de inovação aumentaram os efeitos positivos do LMX no bem-estar. Percepções de níveis mais elevados de orientação para metas diminuíram os efeitos positivos do LMX no bem-estar. Em termos práticos, as organizações devem prestar atenção ao ambiente onde o LMX emerge, a fim de promover seus efeitos positivos ou reduzir seus potenciais efeitos negativos na saúde dos trabalhadores.

Palavras-chave : relação líder-liderado; bem-estar; clima organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License