SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4LMX e bem-estar: climas psicológicos como moderadores de seus relacionamentos simultâneos e retardados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

GONZALEZ-ROMA, Vicente; VALLS, Víctor  e  HAUTH, Tobias. O comportamento de desenvolvimento do líder está relacionado às reclamações de saúde dos funcionários? uma investigação multinível. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.4, pp. 1296-1305. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.4.14.

Os objetivos deste estudo foram verificar se um comportamento específico de liderança (desenvolvimento de subordinados) está relacionado a queixas de saúde dos funcionários e determinar alguns dos mecanismos subjacentes envolvidos. As relações hipotetizadas foram investigadas em uma amostra composta por 538 funcionários que atuam em 170 unidades de trabalho de um serviço público de saúde regional. A modelagem de equações estruturais multinível foi usada para estimar os relacionamentos hipotéticos nos níveis individual e da unidade de trabalho. Os resultados obtidos no nível individual mostraram, como esperado, que o comportamento de desenvolvimento do líder estava negativamente relacionado às queixas de saúde dos funcionários por meio de dois mediadores: comprometimento organizacional e esgotamento emocional. No nível da unidade de trabalho, o comportamento de desenvolvimento do líder não estava relacionado às queixas de saúde dos funcionários. Nossas descobertas revelam alguns dos mecanismos que ligam o comportamento de desenvolvimento do líder e as queixas de saúde dos funcionários no nível individual, mostram que as relações observadas não podem ser generalizadas entre os níveis e têm implicações para a teoria de demandas de trabalho-recursos.

Palavras-chave : comportamento de liderança; queixas de saúde; teoria JD-R.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License