SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Mudanças no comportamento do consumidor nos cenários pós COVID-19: o consumidor brasileiro em 2025 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

GRANGEIRO, Rebeca da Rocha; RODRIGUES, Milena Sousa; SILVA, Lucas Emmanuel Nascimento  e  ESNARD, Catherine. Scientific metaphors and female representativeness in leadership positions: a bibliometric analysis. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 1307-1316. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.1.19839.

As barreiras que dificultam a ascensão de mulheres a altos cargos de liderança são comumente discutidas com o auxílio de metáforas que chamam a atenção para desigualdades de gênero. De modo que esse artigo possui como objetivo sumarizar, integrar e discutir a literatura internacional disponível sobre metáforas que ilustram barreiras para ascensão de mulheres a postos de liderança. Foi realizada análise bibliométrica de artigos encontrados na Scopus, sobre Glass ceiling, Sticky floor, Glass Cliff e Queen Bee Phenomenon, entre os anos de 1988 e 2018. Obteve-se amostra de 745 documentos distribuídos em 439 periódicos. A produção brasileira é reduzida, principalmente se comparada a dos Estados Unidos e Reino Unido. Conclui-se que as desigualdades de gênero não acabam quando a mulher quebra o Glass Ceiling. A sistematização do conhecimento sobre diferentes metáforas auxilia na formulação de políticas públicas mais assertivas e no direcionamento de pesquisas futuras.

Palavras-chave : liderança; gênero; metáforas; bibliometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License