SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Mudanças no comportamento do consumidor nos cenários pós COVID-19: o consumidor brasileiro em 2025Relações entre estratégias de aprendizagem e traços de personalidade em treinamentos corporativos presenciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BOTTCHER, Eliane  e  MONTEIRO, Janine Kieling. Engajamento no trabalho em gestores: influência de recursos pessoais e do trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 53-62. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.1.19678.

Esta pesquisa investigou a influência dos fatores que compõem a percepção de sucesso na carreira, do suporte informacional, emocional e instrumental recebido no trabalho, autoeficácia e esperança disposicional sobre o engajamento no trabalho, a partir de um estudo, baseado na Psicologia Positiva, com 283 gestores da região metropolitana de Porto Alegre. A coleta foi transversal, por meio de Questionário Sociodemográfico Laboral e escalas: Utrecht de Engajamento no Trabalho (UWES), Percepção sobre Sucesso na Carreira (EPSC), e sobre o Suporte Social no Trabalho (EPSST), Autoeficácia Geral e Esperança Disposicional. A partir da Correlação de Spearman e da análise de Regressão Linear foi evidenciado que a existência de suporte informacional, desenvolvimento, identidade, esperança disposicional e suporte instrumental juntos, predizem, positiva e de forma significativa, o engajamento no trabalho em gestores, sendo o suporte informacional o fator de maior poder preditivo.

Palavras-chave : satisfação no trabalho; liderança; saúde ocupacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License