SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Engajamento no trabalho em gestores: influência de recursos pessoais e do trabalhoSentidos do trabalho em diferentes trajetórias ocupacionais da enfermagem: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

OLIVEIRA, Luana Paula de  e  ZERBINI, Thaís. Relações entre estratégias de aprendizagem e traços de personalidade em treinamentos corporativos presenciais. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 1335-1343. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.1.19386.

Avaliação de influências de aspectos individuais em ações de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD& E) contribuem para o seu sucesso. Este estudo objetivou investigar relações entre estratégias de aprendizagem e traços de personalidade - segundo a teoria dos Cinco Grandes Fatores (Big Five) - em treinamentos corporativos presenciais. Participaram 86 colaboradores de uma empresa de Telecomunicações. Foi utilizado o inventário de personalidade Neuroticism, Extraversion, Openness Personality Inventary Revised (NEO-FFI-R) e a Escala de Estratégias de Aprendizagem. Procedeu-se análises estatísticas descritivas e testes de coeficiente de correlação. Verificou-se correlações positivas e negativas entre as variáveis estudadas e suas influências sobre resultados esperados em ações de TD& E. Estes achados corroboram pesquisas internacionais e contribuem para o avanço de pesquisas da área no contexto nacional ao inserir a variável Traços de Personalidade, uma vez que amplia o conhecimento acerca das características dos treinandos e aperfeiçoa o desenho de treinamentos mais adaptados a clientela.

Palavras-chave : treinamento corporativo; estratégias de aprendizagem; traços de personalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License