SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Relações entre estratégias de aprendizagem e traços de personalidade em treinamentos corporativos presenciaisAvaliações psicossociais no trabalho no Brasil: Estudo de levantamento sobre variáveis, modelos teóricos, instrumentos e critérios adotados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

PRADO, Karynne; SANT'ANNA, Anderson de Souza  e  DINIZ, Daniela Martins. Sentidos do trabalho em diferentes trajetórias ocupacionais da enfermagem: um estudo de caso. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 1345-1354. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.1.20315.

O objetivo do estudo foi investigar os sentidos do trabalho atribuídos por profissionais de enfermagem a partir de suas distintas trajetórias profissionais. O sentido do trabalho foi investigado a partir de abordagem proposta por Morin (2008) e Morin e Cherré (1999), compreendendo análise de fatores como utilidade social, desenvolvimento, relacionamento, autonomia, reconhecimento e retidão moral. De natureza qualitativa, a pesquisa envolveu a aplicação de questionários e entrevistas com enfermeiros que vivenciaram diferentes trajetórias ocupacionais, incluindo o uso de técnica projetiva de imagens. Os resultados revelam que os enfermeiros conferem sentidos ao trabalho de maneira multifacetada dependendo da trajetória profissional que vivenciam. Porém, há amplo consenso em relação a alguns fatores subjetivos que influenciam no modo como compreendem seu ofício, particularmente, o impacto social do trabalho do enfermeiro, as oportunidades de desenvolvimento, a importância de um reconhecimento sistêmico e a retidão moral no exercício da profissão.

Palavras-chave : enfermagem; sentidos do trabalho; carreira; trajetórias ocupacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License