SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Avaliações psicossociais no trabalho no Brasil: Estudo de levantamento sobre variáveis, modelos teóricos, instrumentos e critérios adotadosPrograma VIDAS de orientação para aposentadoria: avaliação de reação e impacto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

NETO, Alessandra Laudelino  e  GUIMARAES, Liliana Andolpho Magalhães. Presenteísmo em uma corporação policial: prevalência e repercussões na saúde dos trabalhadores. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 1367-1373. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.1.20323.

O objetivo deste estudo é investigar a prevalência do presenteísmo, bem como suas repercussões na saúde de trabalhadores em uma corporação policial. O presenteísmo se caracteriza no comparecimento ao trabalho, apesar do trabalhador se sentir mal ou adoecido. Para tanto, foi realizado um estudo transversal, exploratório-descritivo, através de abordagem metodológica quantitativa e amostragem por conveniência. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o Stanford Presenteeism Scale (SPS-6) e um Questionário Sócio Demográfico e Ocupacional construído especialmente para este estudo. Como resultados, a avaliação do presenteísmo apontou que 55,4% da amostra (p=0,2169) apresentou certo comprometimento no desempenho do trabalho, sendo esse, primordialmente, associado a fatores de ordem psicológica (capacidade de concentração comprometida). Conclui-se que os achados deste estudo contribuirão para uma melhor compreensão sobre o processo de presenteísmo nessa população, assim como subsequente implementação de abordagens preventivas e promotoras de saúde.

Palavras-chave : presenteísmo; categorias de trabalhadores; danos à saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License