SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Presenteeism in a police corporation: prevalence and repercussions on workers' healthWork context and psychosocial risks of medical residency in orthopedics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

SANTOS, Igor Schutz dos; SIEGA, Caroline Michels  and  CARVALHO, Fabiana Mendes de. Programa VIDAS de orientação para aposentadoria: avaliação de reação e impacto. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 1374-1379. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.1.21011.

A aposentadoria é uma das etapas mais importantes nas vidas de trabalhadores, podendo ser fonte de sofrimento ou de satisfação. No intuito de contribuir e apoiar tanto a decisão quanto o planejamento do encerramento de carreira, programas de orientação para a aposentadoria são fundamentais. O presente estudo se refere ao relato de experiências relacionadas ao programa VIDAS de orientação para a aposentadoria, tendo como objetivos específicos: descrever a estrutura proposta do programa, avaliar a reação aos encontros e investigar o impacto causado na percepção de futuro e no processo de planejamento da aposentadoria. Os resultados indicaram adequação da estrutura dos encontros, assim como a satisfação dos devidos participantes. A avaliação de impacto indicou aumento significativo na percepção de futuro quanto ao desligamento do trabalho e em todas as dimensões de planejamento da aposentadoria após o programa. A importância de um programa como o VIDAS está relacionada ao trabalho interdisciplinar e à relevância de sua avaliação.

Keywords : aposentadoria; desenvolvimento profissional; avaliação de programa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License