SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Programa VIDAS de orientação para aposentadoria: avaliação de reação e impactoSaúde mental e trabalho em profissionais do corpo de bombeiros militar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CORTEZ, Barbara Rodrigues; CORDEIRO JUNIOR, José Carlos Miranda  e  MEDEIROS-COSTA, Mateus Estevam. Contexto de trabalho e riscos psicossociais na residência médica em ortopedia. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 1379-1387. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.1.20105.

Poucos estudos averiguam o contexto de trabalho e os riscos psicossociais da residência médica. Portanto, o objetivo deste estudo foi analisar o contexto de trabalho, os possíveis transtornos mentais comuns, Burnout e ideação suicida entre preceptores e residentes do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia de um hospital escola. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem mista, onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e aplicadas em Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho, Questionário de Saúde Geral (v.12), Escala de Caracterização de Burnout, Questionário de Ideação Suicida e o questionário sociodemográfico. Os preceptores e residentes consideram boas suas condições de trabalho, mas as relações socioprofissionais e organização do trabalho são críticas. Este estudo evidenciou uma predominância de transtornos mentais com níveis moderados, assim como os escores de Burnout apresentaram índices baixos. As principais queixas estão relacionadas à sobrecarga de trabalho, estresse, insônia, ansiedade, com a incidência de um caso de ideação suicida. A partir desta pesquisa, foi possível perceber a necessidade de implementação de dispositivos interventivos com a finalidade de conscientizar e promover o apoio socioprofissional na residência médica de ortopedia e traumatologia.

Palavras-chave : condições de trabalho; riscos psicossociais; residência médica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License