SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Contexto de trabalho e riscos psicossociais na residência médica em ortopediaA Vivência da demissão para trabalhadores desempregados no interior do nordeste índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

OLIVEIRA, Karine Trarbach de  e  MORAES, Thiago Drumond. Saúde mental e trabalho em profissionais do corpo de bombeiros militar. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 1388-1397. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.1.21135.

Bombeiros militares compõem uma categoria profissional que lida com atividades em graus variados de complexidade, atuam frequentemente em caráter emergencial e estão em organização do trabalho militar. Tais contextos podem interferir na saúde mental destes profissionais. Esta pesquisa objetivou investigar indícios de ocorrência de depressão, ansiedade e estresse entre os bombeiros militares do Espírito Santo e sua relação com a organização do trabalho. Realizou-se pesquisa de tipo survey, por meio das escalas DASS-21 e ITRA e questionário sociodemográfico, em amostra de 297 bombeiros, 83,8% homens, idade média 35,84 anos (DP = 5,92). 65% dos respondentes apresentaram indícios de depressão, ansiedade ou estresse. Os fatores relacionados ao trabalho foram mais importantes que fatores sociodemográficos na caracterização dos aspectos de saúde dos bombeiros militares e com maior potencial de estarem associados à saúde mental destes profissionais, em relação aos desfechos pesquisados. Tais resultados podem contribuir com medidas para dirimir tais danos entre os trabalhadores.

Palavras-chave : saúde ocupacional; organização do trabalho; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License