SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Saúde mental e trabalho em profissionais do corpo de bombeiros militarO trabalho criativo em carreiras sem fronteiras: o caso da Boundary VFX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MIRANDA, Margarida Mayara Moura; MEDEIROS, Maria Wilma da Silva Dantas de  e  COELHO-LIMA, Fellipe. A Vivência da demissão para trabalhadores desempregados no interior do nordeste. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 1398-1406. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.1.21467.

A demissão é uma situação dramática que introduz o trabalhador na condição de desempregado, tendo consequências psicossociais para ele. O objetivo desse estudo foi analisar a vivência da demissão por trabalhadores desempregados em municípios interioranos. Partindo da Psicologia Histórico-Cultural, realizou-se entrevistas em profundidade com 21 participantes, abordando o processo de demissão, características do último emprego e a vivência da demissão em si, analisando as suas singularidades, particularidades e universalidade. As vivências foram heterogêneas quanto à dramaticidade do conflito da demissão, sendo mediadas por três determinantes principais: a comunicação prévia da demissão, permitindo um tempo para planejamento e desvinculação afetiva dos trabalhadores do seu contexto laboral; a esperança em conseguir um novo emprego ou fonte de renda; e a valorização de outras esferas de vida, principalmente, a família. Os achados reforçam a importância do aviso prévio, do seguro-desemprego e de ações organizacionais que construam, com os trabalhadores demitidos, projetos laborais pós-demissão.

Palavras-chave : desemprego; ambientes urbanos; Psicologia Histórico-Cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License