SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A Vivência da demissão para trabalhadores desempregados no interior do nordesteTraços de personalidade como preditores da percepção de futuro da aposentadoria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

PEREIRA, Chris Herbert Berenguer; PAIVA JR, Fernando Gomes de  e  MUZZIO, Henrique. O trabalho criativo em carreiras sem fronteiras: o caso da Boundary VFX. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 1407-1413. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.1.19315.

O estudo discute a respeito do entendimento acerca de novos formatos de trabalho que emergem na sociedade pós-industrial, tendo a criatividade e a inovação como forças motrizes da economia contemporânea. O objetivo foi evidenciar o entendimento acerca de novos formatos de trabalho que emergem na sociedade pós-industrial, evidenciados na forma de carreiras sem fronteiras. Investigou-se uma empresa que opera com efeitos visuais (VFX) e presta serviços para produções cinematográficas ao redor do mundo. Foram utilizados dados secundários oriundos de redes sociais, portais na internet, artigos de imprensa e fóruns e dados primários, obtidos por meio de entrevista não estruturada. A análise revela que a fragmentação da força de trabalho na indústria criativa possibilita sua divisão por redes telemáticas, extrapolando as condições limitantes das fronteiras físicas.

Palavras-chave : indústrias criativas; efeitos visuais; carreiras sem fronteiras; trabalho criativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License