SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1O trabalho criativo em carreiras sem fronteiras: o caso da Boundary VFX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CASTILHO, Rodrigo Barbosa de  e  PILATI, Ronaldo. Traços de personalidade como preditores da percepção de futuro da aposentadoria. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 1414-1419. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.1.19498.

O envelhecimento primário é percebido de forma diferente por cada indivíduo, assim como a percepção de futuro de sua aposentadoria. Este estudo quantitativo investigou a existência de um padrão significativo de características individuais e traços de personalidade relacionados à percepção de futuro da aposentadoria, identificando-os como preditores de comportamento presente em potenciais consumidores de produtos de natureza previdenciária. Os instrumentos foram respondidos de forma eletrônica, sendo considerados para o estudo 11.725 indivíduos com idade entre 20 e 65 anos (M = 42,11; DP = 11,54). A Conscienciosidade apresentou, dentre os traços de personalidade, o maior nível de correlação com a variável que investiga a perspectiva de tempo futuro relativa à aposentadoria. As análises de regressão apresentaram resultados significativos para as variáveis Percepção de Futuro da Aposentadoria e para o traço de personalidade Conscienciosidade, como preditores do comportamento de consumidores de planos de aposentadoria complementar.

Palavras-chave : aposentadoria; traços de personalidade; percepção de futuro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License