SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Adaptation and evidence of validity of an organizational change instrument in the context of distance education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

FIGUEIREDO, Elisabeth; RIBEIRO, Célia; PEREIRA, Paulo  and  PASSOS, Clotilde. Teletrabalho: contributos e desafios para as organizações. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1427-1438. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.2.21642.

O teletrabalho tem vindo a conquistar crescente posição em vários países, destacando-se mais ainda, presentemente, na sequência do surto pandémico da COVID-19 que veio impor, ao mundo inteiro, confinamento obrigatório. Com a presente investigação, procurou-se analisar a produção científica em língua portuguesa, disponibilizada na b-on, entre 2015 e 2020, focando simultaneamente os contributos e os desafios que o teletrabalho acarreta para as organizações. A revisão sistemática levada a cabo assentou num conjunto de 11 artigos científicos, publicados em 8 revistas brasileiras, conseguidos mediante a pesquisa de 4 palavras-chave: "teletrabalho", "trabalho remoto", "trabalho virtual" e "trabalho à distância". Os resultados obtidos realçam inúmeras vantagens, mas também apontam para um conjunto de desafios que afetam as empresas, a sociedade e a qualidade de vida dos trabalhadores. Parte dos estudos privilegiou uma investigação transversal, de cariz qualitativo, com a aplicação de questionários e a análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Sugerem-se novos estudos neste campo, alinhados com o cenário da COVID-19, essencialmente junto das empresas até então assumidas como inexperientes nesta área.

Keywords : teletrabalho; gestão do trabalho; revisão sistemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License