SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Adaptação e evidências de validade de um instrumento de mudança organizacional no contexto da educação a distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

FIGUEIREDO, Elisabeth; RIBEIRO, Célia; PEREIRA, Paulo  e  PASSOS, Clotilde. Teletrabalho: contributos e desafios para as organizações. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1427-1438. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.2.21642.

O teletrabalho tem vindo a conquistar crescente posição em vários países, destacando-se mais ainda, presentemente, na sequência do surto pandémico da COVID-19 que veio impor, ao mundo inteiro, confinamento obrigatório. Com a presente investigação, procurou-se analisar a produção científica em língua portuguesa, disponibilizada na b-on, entre 2015 e 2020, focando simultaneamente os contributos e os desafios que o teletrabalho acarreta para as organizações. A revisão sistemática levada a cabo assentou num conjunto de 11 artigos científicos, publicados em 8 revistas brasileiras, conseguidos mediante a pesquisa de 4 palavras-chave: "teletrabalho", "trabalho remoto", "trabalho virtual" e "trabalho à distância". Os resultados obtidos realçam inúmeras vantagens, mas também apontam para um conjunto de desafios que afetam as empresas, a sociedade e a qualidade de vida dos trabalhadores. Parte dos estudos privilegiou uma investigação transversal, de cariz qualitativo, com a aplicação de questionários e a análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Sugerem-se novos estudos neste campo, alinhados com o cenário da COVID-19, essencialmente junto das empresas até então assumidas como inexperientes nesta área.

Palavras-chave : teletrabalho; gestão do trabalho; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License