SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Teletrabalho: contributos e desafios para as organizaçõesO trabalho como determinante da saúde e espaço de desenvolvimento de competências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ANDRADE, Raíssa Bárbara Nunes Moraes; ZERBINI, Thaís  e  MIURA, Irene Kazumi. Adaptação e evidências de validade de um instrumento de mudança organizacional no contexto da educação a distância. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1439-1445. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.2.20172.

A efetividade da educação a distância na formação e capacitação de professores é uma questão que, apesar de não recente, mostra-se um desafio teórico e prático. A Mudança Organizacional está relacionada aos efeitos produzidos com os programas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas que causam alterações nos processos da instituição, sem configurar o atendimento dos objetivos organizacionais. Essa pesquisa objetivou adaptar e verificar evidências de validade do instrumento de Mudança Organizacional no contexto de educação a distância. O instrumento foi aplicado a 793 egressos de um curso de formação de professores da rede de ensino do estado de São Paulo e posteriormente passou por análises descritivas, exploratórias e confirmatórias. Os resultados demonstraram evidências de validade do construto e o bom ajuste do modelo, tendo o instrumento suas estruturas fatoriais provadas. O estudo mostra-se relevante devida à escassez de instrumentos que mensuram essa variável no contexto de educação a distância.

Palavras-chave : análise fatorial confirmatória; educação a distância; mudança organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License