SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Adaptation and evidence of validity of an organizational change instrument in the context of distance educationProfile of occupational accidents in the civil construction industry in western Santa Catarina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

ALMEIDA, Leonardo Alexandrino de et al. O trabalho como determinante da saúde e espaço de desenvolvimento de competências. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1446-1455. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.2.21507.

Partindo da relação do trabalho com a saúde e com o desenvolvimento de competências profissionais, este artigo objetivou investigar em documentos oficiais das políticas de saúde do município de Vitória-ES de que forma a dimensão trabalho se expressa como determinante da saúde e como espaço de desenvolvimento de competências. A pesquisa, de abordagem qualitativa, apoiou-se em referenciais teóricos sobre competências e saúde do trabalhador e utilizou a análise lexical com uso do software Iramuteq para o tratamento dos dados. Os resultados apontam que: a) o trabalho é negligenciado como determinante da saúde, porém reconhecido como espaço para desenvolvimento de competências profissionais; b) há uma preocupação central com a organização dos serviços de saúde nos documentos analisados; e c) há necessidade de maior destaque ao trabalho como determinante social da saúde em documentos oficiais de saúde para fortalecer e promover práticas de saúde do trabalhador em âmbito municipal.

Keywords : trabalho; competência profissional; saúde do trabalhador.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License