SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Adaptação e evidências de validade de um instrumento de mudança organizacional no contexto da educação a distânciaPerfil dos acidentes de trabalho na indústria da construção civil no oeste de Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ALMEIDA, Leonardo Alexandrino de et al. O trabalho como determinante da saúde e espaço de desenvolvimento de competências. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1446-1455. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.2.21507.

Partindo da relação do trabalho com a saúde e com o desenvolvimento de competências profissionais, este artigo objetivou investigar em documentos oficiais das políticas de saúde do município de Vitória-ES de que forma a dimensão trabalho se expressa como determinante da saúde e como espaço de desenvolvimento de competências. A pesquisa, de abordagem qualitativa, apoiou-se em referenciais teóricos sobre competências e saúde do trabalhador e utilizou a análise lexical com uso do software Iramuteq para o tratamento dos dados. Os resultados apontam que: a) o trabalho é negligenciado como determinante da saúde, porém reconhecido como espaço para desenvolvimento de competências profissionais; b) há uma preocupação central com a organização dos serviços de saúde nos documentos analisados; e c) há necessidade de maior destaque ao trabalho como determinante social da saúde em documentos oficiais de saúde para fortalecer e promover práticas de saúde do trabalhador em âmbito municipal.

Palavras-chave : trabalho; competência profissional; saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License