SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Nova escala de estresse no trabalho: validade fatorial, convergente e precisãoProcesso de desenvolvimento de uma medida de cultura democrática nas organizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

GAI, Maria Julia Pegoraro et al. Adaptação e validação da "escala del trabajo con sentido" no contexto argentino. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1473-1483. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.2.20608.

O objetivo deste artigo foi realizar a adaptação transcultural e validação para o espanhol no contexto argentino da Escala do Trabalho com Sentido. Após a adaptação transcultural da escala que contemplou as etapas de tradução, síntese das traduções, retradução, análise por um comitê de especialistas e pré-teste, executou-se a validação do instrumento utilizando um modelo de equações estruturais, relacionando os fatores da "Escala del Trabajo con Sentido" (ETS) com os fatores do "Instrumento para la Evaluación de la Cultura Organizacional" a partir de uma amostra de 154 docentes de uma instituição de ensino superior pública argentina. Os resultados dos Alfas de Cronbach e o critério da validade convergente para a ETS ficaram acima dos valores aceitáveis, assim como os critérios da validade discriminante e a da colinearidade das dimensões. Portanto, a escala adaptada apresentou evidências quanto a relevância preditiva e pode ser utilizada no contexto argentinos em pesquisas sobre o Sentido do Trabalho.

Palavras-chave : trabalho; significado; psicologia organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License