SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Adaptação e validação da "escala del trabajo con sentido" no contexto argentinoAnalisando a autoeficácia e o engajamento no trabalho de psicólogos escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ANDRADE, Lucas Barrozo de et al. Processo de desenvolvimento de uma medida de cultura democrática nas organizações. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1484-1493. ISSN 1984-6657.

Este trabalho visa o desenvolvimento de uma medida psicométrica para avaliação da cultura democrática em organizações. MÉTODOS: Dois estudos foram realizados. No primeiro, uma revisão de literatura com estudos que usaram instrumentos de cultura democrática foi realizada. Seis bases de dados foram usadas entre 2015 e 2020. Quatro especialistas avaliaram os itens derivados quanto à clareza, relevância e tradução por meio do Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC). Uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) foi realizada com 225 indivíduos e a consistência interna foi avaliada pelo alfa de Cronbach. RESULTADOS: 2.049 artigos foram obtidos na revisão. O CVC nos permitiu reunir 96 itens. A EFA alcançou uma solução multidimensional formada por 58 itens em seis fatores correlacionados de Participação Cidadã, Tolerância e Abertura, Cidadania Organizacional, Dogmatismo Tradicionalista, Individualismo e Rebelião, Autoritarismo Punitivo. O alfa de Cronbach variou de 0,59 a 0,78. CONCLUSÃO: Este artigo apresentou procedimentos usados para desenvolver uma nova medida de cultura democrática.

Palavras-chave : cultura democrática; avaliação; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License