SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Processo de desenvolvimento de uma medida de cultura democrática nas organizaçõesMineração e saúde mental - os efeitos do rompimento da barragem de Fundão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

KOEHLER, Solange Ester  e  MATA, Lourdes. Analisando a autoeficácia e o engajamento no trabalho de psicólogos escolares. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1367-1374. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.2.21236.

Este artigo tem como objetivo entender a relação entre a autoeficácia e o engajamento de psicólogos escolares. A autoeficácia laboral se refere à competência que os funcionários sentem em relação à capacidade de concluir com êxito as tarefas e persistir, enquanto o engajamento é um fenômeno físico, cognitivo e emocional durante a execução do trabalho. Os participantes foram 205 psicólogos, com representação dos estados brasileiros. Utilizou-se uma escala de autoeficácia para psicólogos escolares (AEPsi) e a escala UWES-09 (Utrecht Work Engagement Scale). Por meio deste estudo, foi possível reunir evidências de que a autoeficácia permite predizer os níveis de engajamento dos psicólogos escolares, constatando que a autoeficácia relacional é a que influencia com mais força as três dimensões do engajamento: vigor, dedicação e absorção. Esses achados reforçam a literatura, considerando a autoeficácia e o engajamento no trabalho como variáveis que contribuem para o sucesso da organização.

Palavras-chave : autoeficácia laboral; engajamento no trabalho; psicólogo escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License