SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Analisando a autoeficácia e o engajamento no trabalho de psicólogos escolaresO rito de passagem do jovem aprendiz: uma leitura junguiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MOTTA, Georgina Maria Véras  e  BORGES, Livia de Oliveira. Mineração e saúde mental - os efeitos do rompimento da barragem de Fundão. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1502-1510. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.2.22096.

Comparamos as condições de vida, de trabalho e a saúde mental dos mineiros que trabalhavam em Mariana quando se rompeu a barragem de Fundão com as de outros que trabalhavam em outra cidade. Baseamo-nos nos modelos: ecológico, de causação social e biopsicossocial. Aplicamos o Questionário de Saúde Geral-12, as escalas de Autoestima de Rosenberg e de Conflito Trabalho-Família a 164 mineiros e entrevistamos 25 deles. Observamos que as condições de vida e de trabalho dos mineiros de Mariana diferem desfavoravelmente e estão mais sujeitos a transtornos mentais comuns. O empobrecimento do meio social, a perda de apoios sociais, os conflitos crescentes na família, a atribuição de culpa pela ruptura da barragem e a decadência econômica da cidade contribuíram para acentuar os sentimentos de mal-estar, depressão e ansiedade.

Palavras-chave : mineração; saúde mental; acidente de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License