SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Mineração e saúde mental - os efeitos do rompimento da barragem de FundãoInclusão, desenho do trabalho e satisfação de servidores públicos com diferença funcional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

COSTA, Camila  e  WAHBA, Liliana Liviano. O rito de passagem do jovem aprendiz: uma leitura junguiana. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1511-1517. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.2.19705.

O impacto do trabalho no desenvolvimento psicossocial é um dos processos que marca a transição para a vida adulta. Para investigar essa transição, foi realizada a pesquisa sobre a compreensão da experiência laboral de jovens aprendizes a partir do entendimento junguiano de juventude e de ritos de passagem. Objetivou-se aferir as expectativas de futuro dos aprendizes e a relação com suas motivações, os manejos psicológicos das adversidades e a vinculação com figuras de apoio. Participaram do estudo 60 aprendizes. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Expectativa de Futuro, um Questionário e uma entrevista semiestruturada com três participantes. Concluiu-se que a entrada do jovem no mundo ocupacional é motivada por expectativas de sucesso profissional e de ganhos financeiros, que enfrentam dificuldades e preconceitos, e que as figuras de apoio nessa aprendizagem profissional, entre elas o orientador, são percebidas como imprescindíveis para o engajamento diante das adversidades no ambiente de trabalho.

Palavras-chave : juventude; trabalho; psicologia analítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License