SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2O rito de passagem do jovem aprendiz: uma leitura junguianaDesvios de comportamento no trabalho: revisão e agenda para estudos empíricos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SILVA, Orisvaldo Antônio da  e  CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de. Inclusão, desenho do trabalho e satisfação de servidores públicos com diferença funcional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1518-1527. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.2.20971.

O presente artigo teve o objetivo de compreender a inclusão de servidores públicos com diferença funcional (deficiência), considerando suas possíveis associações com o desenho do trabalho e com a satisfação com fatores de qualidade de vida no trabalho. A pesquisa se dividiu em duas etapas: (1) de natureza comparativa visando identificar se pessoas com e sem diferença funcional realizavam atividades com características de desenho do trabalho similares; (2) de natureza descritiva e qualitativa objetivando descrever e compreender possíveis relações entre inclusão, desenho do trabalho e satisfação. Os resultados indicaram a importância de fatores específicos para análise da inclusão como a eliminação de barreiras à acessibilidade e a possibilidade de sentir-se incluído, sendo a pertença um fator mitigador das barreiras à acessibilidade. Além disso, foi identificada relação desses fatores com o desenho do trabalho e a satisfação. Implicações da investigação para a ampliação do conhecimento e para a prática são indicadas.

Palavras-chave : deficiência; diversidade; universidade pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License