SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Inclusão, desenho do trabalho e satisfação de servidores públicos com diferença funcionalA relação entre desempenho e bem-estar no trabalho: uma revisão sistemática de 20 anos e perspectivas futuras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

NEVES, Lude Marieta Gonçalves dos Santos  e  IGLESIAS, Fabio. Desvios de comportamento no trabalho: revisão e agenda para estudos empíricos brasileiros. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1528-1534. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.2.21698.

Desvios de comportamento no trabalho (DCTs) são ações individuais de trabalhadores em dissonância com as normas sociais prescritivas das organizações, representando danos psicológicos, perdas "duras" ou mesmo objetivos prosociais. Esta revisão de literatura objetivou organizar, descrever e analisar relatos empíricos publicados em revistas brasileiras de psicologia e administração, com amostra de trabalhadores brasileiros. Foram identificados 25 trabalhos categorizados em DCTs, organizados em seis fenômenos de pesquisa: assédio moral; preconceito/ discriminação; corrupção/questões éticas; retaliação; características de personalidade; e workaholics. Os artigos empíricos analisados apresentaram resultados similares dentro do mesmo fenômeno, além de utilizar delineamentos metodológicos distintos. Essa tendência pôde ser identificada especialmente nos trabalhos sobre assédio moral, que adotaram a mesma base conceitual. Discute-se a necessidade de resolver lacunas sobre DCTs, normalmente provocadas por uma fragmentação teórica ou por falta de diversidade metodológica na exploração do fenômeno. Uma agenda de pesquisa enfatizando maior representatividade de amostra de trabalhadores, multi-metodologia, intervenção e prevenção de DCTs é proposta à guisa de conclusão.

Palavras-chave : desvios de comportamento no trabalho; comportamento ético; trabalhadores brasileiros.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License