SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Desvios de comportamento no trabalho: revisão e agenda para estudos empíricos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

PEREZ-NEBRA, Amalia Raquel et al. A relação entre desempenho e bem-estar no trabalho: uma revisão sistemática de 20 anos e perspectivas futuras. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1535-1544. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.2.21469.

A busca de altos níveis de desempenho e bem-estar no trabalho é um objetivo comum nas sociedades atuais. A tese do trabalhador feliz-produtivo (HPWT) propõe uma relação positiva, onde trabalhadores "felizes" terão um desempenho melhor do que trabalhadores "infelizes". No entanto, outras relações encontradas na literatura têm incentivado a revisão desta tese. Esta revisão sistemática visa entender melhor como a relação entre desempenho e bem-estar tem sido analisada no Brasil durante os últimos 20 anos. Os resultados obtidos com a revisão de 26 estudos, revelaram que a maioria deles relatou uma relação sinérgica, positiva e unidirecional consistente com o HPWT. Entretanto, também encontramos apoio para relações nulas e antagônicas e diferenças nos tipos de operacionalizações estudadas. Discutimos que esta área de estudo deveria adotar uma perspectiva mais ampla para entender a complexidade das relações entre os dois constructos, e propomos direções de pesquisa futuras.

Palavras-chave : desempenho no trabalho; bem-estar; tese do trabalhador feliz-produtivo; satisfação no trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License