SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Managerial perspectives on alcoholism amongst construction workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

CIPRIANI, Renan Lopes; FERRARO, Tânia  and  ODERICH, Cecília Leão. Trabalho digno, satisfação com o trabalho e com a vida em administradores. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.3, pp. 1548-1559. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.3.21635.

O presente estudo objetivou avaliar interações entre a percepção do trabalho digno (TD) e a satisfação com o trabalho e com a vida, em uma amostra de administradores brasileiros (N = 292). Para isto, foram aplicados três instrumentos: o Questionário de Trabalho Digno, o Questionário de Satisfação com o Trabalho e a Escala de Satisfação com a Vida. Os resultados encontrados foram três correlações canônicas interpretáveis: a primeira mostra a associação de todas as dimensões do TD com todas as dimensões da satisfação com o trabalho e com a vida; a segunda, evidencia a interação entre a remuneração significativa para o exercício da cidadania e a satisfação com a vida; e a terceira, destaca a associação entre a saúde e segurança com a satisfação com o ambiente físico do trabalho. Os resultados sugerem a relevância do TD na promoção da satisfação com o trabalho e com a vida.

Keywords : trabalho digno; satisfação com o trabalho e com a vida; correlações canônicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License