SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Perspectiva del gestor sobre el alcoholismo en el contexto laboral de la construcción civil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

CIPRIANI, Renan Lopes; FERRARO, Tânia  y  ODERICH, Cecília Leão. Trabalho digno, satisfação com o trabalho e com a vida em administradores. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.3, pp. 1548-1559. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.3.21635.

O presente estudo objetivou avaliar interações entre a percepção do trabalho digno (TD) e a satisfação com o trabalho e com a vida, em uma amostra de administradores brasileiros (N = 292). Para isto, foram aplicados três instrumentos: o Questionário de Trabalho Digno, o Questionário de Satisfação com o Trabalho e a Escala de Satisfação com a Vida. Os resultados encontrados foram três correlações canônicas interpretáveis: a primeira mostra a associação de todas as dimensões do TD com todas as dimensões da satisfação com o trabalho e com a vida; a segunda, evidencia a interação entre a remuneração significativa para o exercício da cidadania e a satisfação com a vida; e a terceira, destaca a associação entre a saúde e segurança com a satisfação com o ambiente físico do trabalho. Os resultados sugerem a relevância do TD na promoção da satisfação com o trabalho e com a vida.

Palabras clave : trabalho digno; satisfação com o trabalho e com a vida; correlações canônicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License