SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Trabalho digno, satisfação com o trabalho e com a vida em administradoresSonho ou pseudo flexibilidade na cultura organizacional nos sistemas de venda direta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

FISCH, Jaqueline Garcia; KASPARY, Tainara; REBONATTO, Cintia Sonale  e  COSTA, Carlos. Perspectiva do gestor frente ao alcoolismo no contexto laboral da construção civil. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.3, pp. 1560-1567. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.3.20321.

O uso de bebidas alcoólicas é um problema de saúde pública que afeta, sobremaneira, a permanência e o desempenho de indivíduos no campo profissional. Diante dessa realidade, este trabalho objetivou analisar como os gestores atuam diante de contextos organizacionais em que há colaboradores alcoolistas. Para tanto se estudou, especificamente, os profissionais da construção civil no município de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. Metodologicamente realizou-se um estudo descritivo, de abordagem quantitativa e de corte transversal, aplicando-se questionários a 50 gestores de empresas do ramo. Os resultados demonstraram que, na perspectiva dos gestores, o consumo abusivo de álcool é uma doença e os casos nesse contexto laboral demonstraram a necessidade de ações internas destinadas ao uso consciente de bebidas alcoólicas. Portanto, os participantes da pesquisa consideraram o espaço laboral apropriado para a promoção de práticas preventivas; que, no entanto, acabam não sendo efetivadas.

Palavras-chave : álcool; trabalho; recursos humanos; construção civil; consumo de álcool.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License