SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Perspectiva do gestor frente ao alcoolismo no contexto laboral da construção civilEstresse no trabalho da estratégia saúde da família de feira de santana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ESPINDOLA, Amanda Dourado; BINOTTO, Erlaine; SIQUEIRA, Elisabete Stradiotto  e  CASAROTTO, Eduardo Luis. Sonho ou pseudo flexibilidade na cultura organizacional nos sistemas de venda direta. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.3, pp. 1568-1576. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.3.20022.

A cultura organizacional contribui nos processos de construção da identidade dos membros com a organização. Contudo, em um contexto de flexibilização das relações de trabalho, essa dimensão assume contornos diferenciados. O objetivo foi identificar como os traços da cultura organizacional são traduzidos pelos sujeitos na sua percepção sobre o trabalho. Tratou-se de pesquisa exploratória e qualitativa, que envolveu documentos da organização e entrevistas com dez consultoras de beleza. As categorias de análise foram: 1) perfil, 2) cultura corporativa, 3) políticas em relação às consultoras, 4) relações entre poder e identidade, e 5) adaptação, realização e reconhecimento. Os resultados mostram forte identidade das trabalhadoras com a cultura corporativa. Foram evidenciadas questões como liberdade, flexibilidade de horários, renda extra, qualidade dos produtos, consumo mais barato e reconhecimento. Os traços culturais fortalecem a adesão, principalmente com histórias de sucesso e formas de reconhecimento, havendo forte adesão econômica e valorativa da empresa.

Palavras-chave : subjetividade; poder; identidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License