SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Sueño o pseudo flexibilidad en la cultura organizacional en los sistemas de venta directaEl futuro de la personalidad de la marca: revisión sistemática y agenda de investigación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

ALMEIDA, Alana Mercês de  y  SERVO, Maria Lúcia Silva. Estresse no trabalho da estratégia saúde da família de feira de santana. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.3, pp. 1577-1584. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.3.21619.

Os profissionais da saúde são expostos ao estresse, sendo vulneráveis à síndrome de Burnout quando não são desenvolvidos ou são insuficientes os mecanismos de coping. Este estudo objetivou proporcionar reflexões sobre o estresse no processo de trabalho na ótica da equipe de Saúde da Família de Feira de Santana (Bahia, Brasil). Foi um estudo qualitativo, exploratório e descritivo realizado com onze profissionais de uma equipe de Saúde da Família que participaram de entrevistas individuais. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados apontam uma compreensão limitada sobre o estresse, havendo polarização nos aspectos negativos. Os estressores identificados versam sobre aspectos individuais, coletivos, institucionais e características do trabalho. Observaram-se mecanismos de coping e há indícios de Burnout em alguns profissionais. O estudo sinaliza que o estresse tem prejudicado o processo de trabalho da equipe de Saúde da Família e que devem ser implementadas estratégias ao seu enfrentamento.

Palabras clave : estresse; trabalho; Estratégia Saúde da Família.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License