SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Sonho ou pseudo flexibilidade na cultura organizacional nos sistemas de venda diretaO futuro da personalidade de marca: revisão sistemática e agenda de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ALMEIDA, Alana Mercês de  e  SERVO, Maria Lúcia Silva. Estresse no trabalho da estratégia saúde da família de feira de santana. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.3, pp. 1577-1584. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.3.21619.

Os profissionais da saúde são expostos ao estresse, sendo vulneráveis à síndrome de Burnout quando não são desenvolvidos ou são insuficientes os mecanismos de coping. Este estudo objetivou proporcionar reflexões sobre o estresse no processo de trabalho na ótica da equipe de Saúde da Família de Feira de Santana (Bahia, Brasil). Foi um estudo qualitativo, exploratório e descritivo realizado com onze profissionais de uma equipe de Saúde da Família que participaram de entrevistas individuais. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados apontam uma compreensão limitada sobre o estresse, havendo polarização nos aspectos negativos. Os estressores identificados versam sobre aspectos individuais, coletivos, institucionais e características do trabalho. Observaram-se mecanismos de coping e há indícios de Burnout em alguns profissionais. O estudo sinaliza que o estresse tem prejudicado o processo de trabalho da equipe de Saúde da Família e que devem ser implementadas estratégias ao seu enfrentamento.

Palavras-chave : estresse; trabalho; Estratégia Saúde da Família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License