SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Estresse no trabalho da estratégia saúde da família de feira de santanaEstratégias de coping no contexto laboral: uma revisão integrativa da produção científica brasileira e internacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CARVALHO, Daniel; DEMO, Gisela  e  SCUSSEL, Fernanda. O futuro da personalidade de marca: revisão sistemática e agenda de pesquisa. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.3, pp. 1585-1593. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.3.20962.

O objetivo deste artigo foi relatar uma revisão de literatura que sintetizou e organizou o conhecimento atual sobre personalidade de marca, para traçar uma agenda de pesquisa sobre o construto e direcionar futuras investigações. Combinamos uma revisão sistemática com análise bibliométrica para avaliar 351 artigos sobre personalidade de marca publicados entre 2015 e 2019. As pesquisas atuais sobre personalidade de marca baseiam-se em estudos de psicologia, com a apropriação do construto de personalidade para compreender o funcionamento das mentes dos consumidores. A literatura atual abrange seis linhas de pesquisa, a saber: resultados relacionados à marca, resultados relacionados ao consumidor, desenvolvimento de escala, experimentos e métricas, turismo e conceituações. Como agenda de pesquisa, propomos o desenvolvimento de teorizações sobre a personalidade da marca e investigações sobre seus antecedentes, o contexto de investigação, a estabilidade do construto e a personalidade da marca no contexto das mídias sociais.

Palavras-chave : personalidade da marca; revisão sistemática; análise bibliométrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License