SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3The future of brand personality: systematic review and research agendaEvaluation of training in investigative interviews with child victims of sexual violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

MULLER, Jaqueline Marques; SILVA, Narbal  and  PESCA, Andréa Duarte. Estratégias de coping no contexto laboral: uma revisão integrativa da produção científica brasileira e internacional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.3, pp. 1594-1604. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.3.20385.

Trata-se de uma revisão integrativa que teve como objetivo investigar as estratégias de coping no trabalho, a fim de ampliar a compreensão do conceito na relação indivíduo-trabalho-organização. O método adotado seguiu duas etapas principais: 1) busca sistemática, análise e seleção das publicações nas bases de dados Web of Science, Lilacs, Scielo e Scopus, considerando todo o período de publicações, que totalizou 592 artigos; e 2) revisão das 28 publicações selecionadas na primeira etapa. Os critérios de inclusão foram investigações acerca de coping no trabalho e estudos disponíveis para leitura na íntegra. Os resultados demonstram que a promoção de ações educativas para a gestão do estresse e a oferta de suporte social são imprescindíveis à saúde no contexto organizacional. Também são necessárias intervenções focadas no ser humano, como também nas relações entre gestores e trabalhadores. No contexto organizacional, as descobertas apontam para a necessidade de mudanças das condições físicas e ambientais, visando promover qualidade de vida, bem-estar e felicidade.

Keywords : profissionais; trabalhadores; estresse no trabalho; estratégias de enfrentamento no trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License