SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Coping strategies in the workplace: an integrative review of brazilian and international scientific productionStress at work and association with the consumption of ultra-processed foods by university workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

AZNAR-BLEFARI, Carlos; LUNARDON, Marcela Schimaneski; FREITAS, Clarissa Pinto Pizarro de  and  HABIGZANG, Luísa Fernanda. Avaliação de treinamento em entrevistas investigativas com crianças vítimas de violência sexual. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.3, pp. 1605-1614. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.3.20623.

Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto de um programa de treinamento para o uso do protocolo do National Institute of Child Health and Human Development (NICHD). O treinamento foi composto por 20h de atividades presenciais teórico-práticas. Participaram do estudo 55 profissionais com idade média de 38,4 anos. Inicialmente, foram mensurados os níveis de impacto do treinamento, engajamento no trabalho, autoeficácia ocupacional e características laborais. Em seguida, foram conduzidas entrevistas com seis participantes que, após o treinamento, adotaram a utilização do Protocolo NICHD ou optaram por não adotar a técnica. Os resultados apontam que os profissionais que participaram do treinamento o avaliaram de forma positiva e perceberam o impacto na sua prática profissional. Foi possível identificar que os níveis de engajamento no trabalho predizem a reação ao treinamento e antecedem a transferência de aprendizagem e o impacto do treinamento (i.e., transferência de treinamento).

Keywords : avaliação de treinamentos; protocolo NICHD; impacto do treinamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License