SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Modelo integrado de Burnout entre Policiais do Distrito Federal: uma ampliação conceitualEscala de Avaliação do Líder Autêntico: confiabilidade e diferenças entre grupos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ANDRADE, Alexsandro Luiz De; SOUZA, Marcos Aguiar de  e  PIRES, Pedro Paulo. A versão brasileira do Three-Dimensional Work Fatigue Inventory (3D-WFI): adaptação e propriedades psicométricas. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.3, pp. 1631-1637. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.3.20563.

Fadiga no trabalho é a percepção individual de desconforto físico, cognitivo e emocional, associada com sentimentos de perda de energia, cansaço e exaustão, levando a efeitos deletérios no desempenho laboral. O objetivo do presente trabalho foi adaptar e levantar evidências psicométricas para o contexto brasileiro do Three-Dimensional Work Fatigue Inventory (3D-WFI). O estudo foi conduzido com 455 trabalhadores adultos, oriundos de três contextos ocupacionais (segurança pública, saúde e população geral). Entre estes 251 eram do sexo masculino. Os dados analisados a partir de procedimentos fatoriais confirmatórios e multigrupo apontaram adequação ao modelo original de três dimensões de fadiga (física, cognitiva e emocional). Indicadores de precisão foram bons e superiores a 0,91 em todas as dimensões resultantes. Evidências externas do 3D-WFI foram observadas com engajamento no trabalho, satisfação com a vida e conflito trabalho-família. Discutem-se aplicações do instrumento para o contexto de pesquisa e diagnóstico nas organizações.

Palavras-chave : psicometria; saúde ocupacional; fadiga no trabalho; estresse no trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License