SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3A versão brasileira do Three-Dimensional Work Fatigue Inventory (3D-WFI): adaptação e propriedades psicométricasEvidências de validade da Escala de Adaptabilidade Cognitiva (EAC): uma adaptação para o contexto brasileiro em empreendedores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CAMPOS, Maria Isabel de  e  RUEDA, Fabián Javier Marín. Escala de Avaliação do Líder Autêntico: confiabilidade e diferenças entre grupos. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.3, pp. 1638-1646. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.3.22113.

Medidas de Liderança Autêntica concentrarem-se em escalas em modelo de heterorrelato, dificultando a avaliação de líderes em alguns processos da prática organizacional. A Escala de Avaliação do Líder Autêntico (EALA), desenvolvida e validada em formato de teste de julgamento situacional, pretende solucionar esse problema, mas é ainda carente de investigação de confiabilidade. Este estudo teve dois objetivos: investigar a confiabilidade da EALA, assim como verificar as diferenças entre grupos caracterizados por variáveis sociodemográficas. Participaram 41 profissionais brasileiros, dos quais 23 estavam exercendo funções de liderança. Os resultados indicaram bons índices de confiabilidade para a EALA, por meio de teste-reteste. Para o fator autoconsciência, foi encontrada uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos caracterizados por estar ou não exercendo funções de liderança. Foram apresentadas análises sobre a qualidade do instrumento e sobre a teoria da Liderança Autêntica. Sugeriu-se a continuidade das investigações com a EALA por meio de estudos longitudinais.

Palavras-chave : liderança; autenticidade; comportamento organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License