SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Evidências de validade da Escala de Adaptabilidade Cognitiva (EAC): uma adaptação para o contexto brasileiro em empreendedoresRelato de experiência: oficina virtual de educação financeira em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ABBAD, Gardenia da Silva et al. Habilidades para teletrabalho em casa: construção e evidências de validade da escala. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.3, pp. 1655-1664. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.3.22568.

Muitos trabalhadores migraram para o teletrabalho durante a pandemia de COVID-19. A realização das tarefas integralmente em casa trouxe desafios, principalmente àqueles que não possuíam experiência anterior com a modalidade, como a conciliação trabalho-família e o uso de tecnologias digitais. Este estudo relata o desenvolvimento e as evidências de validade psicométrica da Escala de Habilidades para o Teletrabalho em Casa (EHTC). A pesquisa foi aplicada a 7.608 servidores de diferentes órgãos públicos brasileiros. Realizaram-se análises estatísticas descritivas, fatoriais exploratórias e confirmatórias e de confiabilidade. O instrumento possui uma estrutura empírica bifatorial que avalia habilidades para o balanceamento entre trabalho e outras atividades (soft skills) e para utilização de recursos digitais nas interações de trabalho (hard skills). A EHTC pode ser usada para identificar a adaptação e o preparo para o teletrabalho em casa e investigar associações entre essas habilidades e outros indicadores.

Palavras-chave : trabalho remoto; soft skills; hard skills.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License