SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Skills for working from home: construction and validation of the scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

BESSA, Lucas Marin  and  RONCHI, Juliana Peterle. Relato de experiência: oficina virtual de educação financeira em tempos de pandemia. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.3, pp. 1665-1668. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.3.21517.

A pandemia da COVID-19 trouxe desafios para as famílias brasileiras, dentre eles o do gerenciamento das finanças pessoais. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar em um relato de experiência os resultados de uma oficina virtual de Educação Financeira para estudantes, familiares e comunidade no entorno de uma Instituição Federal de Ensino. A oficina teve duração de três horas e contou com 30 participantes. Foram apresentadas estratégias para lidar com finanças pessoais; ferramentas para registrar gastos; planejamento financeiro; e aspectos emocionais que influenciam o uso do dinheiro. A oficina possibilitou reflexões sobre a gestão dos recursos pessoais, de modo a proporcionar maior consciência dos riscos e oportunidades para a construção do bem-estar financeiro, o que pode ser gerador de saúde e qualidade de vida. Por fim, o desenvolvimento de práticas virtuais de educação financeira mostra-se importante para auxiliar no enfrentamento de momentos desafiadores.

Keywords : educação financeira; COVID-19; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License