SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Precarization of work disguised as modernity: an analysis of the work of delivery drivers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

TECHIO, Gabriela; ANDRADE, Alexsandro Luiz De  and  OLIVEIRA, Manoela Ziebell de. Conflito trabalho-família e COVID-19: estratégias, qualidade de vida e conjugalidade. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2021, vol.21, n.4, pp. 1672-1680. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.4.23072.

Este artigo investigou a relação entre o conflito trabalho-família, as estratégias de conciliação, a qualidade de vida e a satisfação conjugal em 149 trabalhadores, casados e com filhos, durante a pandemia de COVID-19. Os participantes responderam a um questionário on-line com diferentes escalas psicológicas. Os resultados indicaram que o conflito entre os domínios foi caracterizado pela interferência do trabalho na família. As estratégias de conciliação mais utilizadas foram: (a) apoio do cônjuge, (b) atitude positiva frente aos múltiplos papéis e (c) competências de gestão e planejamento. Aspectos físicos e psicológicos da qualidade de vida foram preditores do conflito entre os domínios. A satisfação conjugal se relacionou com a estratégia de apoio do cônjuge. Os resultados ajudam a compreender como os indivíduos conciliaram trabalho e família durante o distanciamento social.

Keywords : conflito trabalho-família; qualidade de vida; satisfação conjugal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License